Gravidez e a Pele

Criado dia 28 de janeiro de 2023

Dizem que, quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Isto é verdade. Mas é verdade também que quando nos descobrimos gestante, nasce uma série de dúvidas e medos. E agora? O que posso ou não fazer?

É neste momento que rotinas simples nos parecem duvidosas, por exemplo o famoso skincare, os cuidados com a pele da grávida, ou o medo das temidas estrias.
A pele da mulher grávida vai sofrer muitas mudanças ao decorrer dos 9 meses; a maioria dessas alterações são normais e esperadas, mas algumas podem incomodar e é por isso que cuidados são muito bem-­‐ vindos.

Manchas no rosto, como o melasma, podem acometer até cerca de 70% das mulheres, e está relacionado com alterações hormonais e exposição à luz. Assim, recomenda-­‐se evitar exposição solar excessiva, fazer uso de chapéus e óculos e também de protetor solar, de preferência os que contém apenas ativos físicos como óxido de zinco. Outro aliado da prevenção de manchas são os séruns de vitamina c pura, nunca associado a outros componentes.
Está fazendo uso de cremes para manchas, rugas, acne ou outras doenças da pele? Saiba que a maioria desses é contra-­‐indicado para as gravidas, então o melhor a fazer é entrar em contato com seu médico dermatologista e contar para ele a novidade! Ele irá readequar sua rotina de cuidados.

O abdomen da grávida costuma aumentar muito de tamanho, o que pode gerar o aparecimento de estrias, de coceira e até de flacidez após o parto. Recomenda-­‐se que a mulher, neste momento tão especial da vida, tire um tempo para cuidar de si, e um desses momentos pode ser logo após o banho, ao hidratar bastante a pele, especialmente nos locais mais propensos às alterações como o abomen, as coxas e os seios. Hoje em dia, temos disponíveis muitos cremes específicos para gestantes, e é para esses que devemos dar preferência, pois alguns cremes “comuns” para hidratação podem conter ativos contra-­‐indicados na gravidez, como ureia em altas concentrações.

E então chegamos em uma parte que toda mulher teme: a queda de cabelo! A gestante costuma aproveitar de cabelos bonitos e cheios durante a gravidez, mas após cerca de 3 a 4 meses após o parto ocorre uma queda acentuada dos fios, que chamamos de eflúvio pós parto. É preciso que você, gestante, se acalme a saiba que isso é comum e até esperado. Não culpe a amamentação ou a anestesia como gostam de dizer, o que ocorre é uma mudança do ciclo capilar esperada após a chuva de hormônios do parto. Calma! O cabelo vai voltar a crescer, e se isso não ocorrer existem medicações e procedimentos para melhora da recuperação capilar.
São muitas dúvidas e muitas mudanças! É o seu corpo se preparando para o grande milagre da vida. Se algo esta te incomodando ou se tem duvidas sobre os produtos a usar, procure seu dermatologista, invista em produtos específicos para gestantes, e curta muito esse momento.

Autora: Dra Fernanda Bidoia

Médica Dermatologista CRM 32484 RQE 23893

Instagram: @draferbidoia_dermato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calcule aqui sua idade gestacional e saiba mais sobre cada fase da sua gestação. Calcular